Quarta, 18 de Maio de 2022
62 4000-2115
Cidades MUTIRÃO

Prefeitura de Pires do Rio faz ação contra a dengue

Ação é uma iniciativa do departamento de Endemias em parceria com outras secretarias, Governo do Estado e Bombeiros

15/04/2022 11h49
Por: Carla Gomes
Prefeitura de Pires do Rio faz ação contra a dengue

 

O número de casos de dengue tem aumentado muito em 2022. Até o dia 12 de abril, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram notificados em Goiás 87.042 pessoas com suspeita da doença, desse total, 39.874 foram confirmados. Ainda conforme a SES, isso representa um aumento de 295,32% se comparado ao mesmo período no ano passado.

Em todo o Estado, as prefeituras têm realizado ações no combate à infestação do Aedes aegypti para evitar, além da dengue, a chikungunya e a zika. Nesta segunda-feira, 18 de abril, é a cidade de Pires do Rio que fará um “Mutirão de Limpeza contra a Dengue”. Na cidade, de acordo com o gerente do departamento de Endemias da prefeitura, Francisco J. Neto, no dia 13 de abril, já tinham 759 casos de dengue confirmados e nenhum registro de óbito.

Os moradores dos bairros Corumbá II, Zulmira, Aristeu Ferreira, Dr. Wilson, Tancredo Neves e São Miguel podem descartar lixos de suas residências que servem como depósito ou acumulador de água que a prefeitura irá passar para recolher esse material.

Francisco J. Neto, gerente do departamento de Endemias da Secretaria de Saúde de Pires do Rio responsável pela ação, alerta que não serão recolhidos alguns produtos como entulhos, podas e madeiras. “O foco nosso em recolher é materiais que possam acumular água como pneus, vasilhas e ferros. Na segunda, dia 18 de abril, vamos de casa em casa para entregar um saco de lixo reforçado grande junto com um folheto explicando o que pode ser recolhido. Posteriormente, a essa entrega vamos marcar uma data para recolher esse material”, explicou o gerente.

Neto destacou também que vários departamentos da prefeitura como a Saúde, Infraestrutura e Obra, Vigilância Sanitária, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Governo Estadual estão trabalhando nessa ação. “Vamos fazer sobrevoo com drone para verificar a situação de alguns casos e se for necessário iremos autuar alguns locais”.

Ainda conforme o gerente do departamento os bairros escolhidos é onde hoje tem mais incidências de focos de dengue. “Posteriormente vamos para outros bairros. Esses são os iniciais, depois vamos atender a todos”, finalizou.

 

Texto: Carla Gomes

 

Foto: Departamento de Endemias / Divulgação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias