Teve início na última segunda-feira,17, a vacinação contra a Covid-19 para as crianças com 11 anos de idade, em Pires do Rio. Para a imunização na etapa infantil, a cidade recebeu 310 doses do imunizante da Pfizer, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação de crianças. Nessa primeira fase, crianças com comorbidades ou deficiências não terão prioridade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas, no primeiro dia, 79 crianças do município. A intenção é que o esquema vacinal continue para a próxima segunda-feira, 24. O cronograma de vacinação será atualizado conforme a chegada de novas remessas na cidade. Sendo assim, a Secretaria ampliará a vacinação para outras faixas etárias, até chegar aos 5 anos de idade, que é a idade mínima para receber o imunizante.
Para que a criança seja vacinada, é preciso ter em mãos o documento de identificação, cartão do SUS e o cartão de vacinação. Além disso, ela precisa estar acompanhada pelos pais ou responsável.
“Assim como em adultos, o esquema básico de vacinação pediátrica contra a covid-19 ocorrerá por meio da aplicação de duas doses da Pfizer, no intervalo de 8 semanas. Mas, a dosagem, composição e concentração da vacina infantil são diferentes da vacina aplicada em adultos”, disse o secretário municipal de saúde de Pires do Rio, Bruno Maia.
Foto: Secretaria Municipal de Saúde