Quinta, 20 de Janeiro de 2022
4000-2115
Saúde Saúde

"Pires do Rio tem 2 casos confirmados de H3N2"

Nova atualização no decreto municipal, se dá devido as festas de fim de ano, o que pode aumentar a taxa de contaminação do vírus

05/01/2022 19h29
Por: Administrador

O aumento de casos de gripe no Brasil causado pelo vírus da influenza H3N2 tem gerado um novo alerta sobre a doença. Segundo a Secretaria de Saúde de Pires do Rio foram confirmados 02 primeiros casos de H3N2 no município, com isso foi a prefeitura fez uma atualização no decreto municipal de nº 8.041 estabelecendo novos critérios de reabertura do comércio, e a preocupação se dá devido as festas de fim de ano, o que pode aumentar a taxa de contaminação.

Alguns sintomas do vírus H3N2 podem ser confundidos, inicialmente, com a Covid-19. Por este motivo, a população deve ficar atentos às reações da gripe: febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores musculares e articulares, tosse, mal-estar e diarreia (principalmente em crianças) e moleza.

A prevenção do vírus H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Pires do Rio e por meio de nota informar que em meio ao surto de gripe que enfrentamos desde a 2° metade do mês de dezembro de 2021, foram confirmados laboratorialmente 2 casos positivos para H3N2. Ambos encontram-se medicados, com sintomas gripais leves e não necessitam de hospitalização. Ressaltamos que o vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados. O vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, mal estar, tosse, coriza e congestão nasal. Reforçamos a importância das medidas de prevenção como a hidratação, lavar as mãos com frequência, cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir, evitar contato de mãos sujas com as mucosas dos olhos, nariz e boca, e manter o distanciamento social (principalmente de outras pessoas com sintomas gripais) e fazer o USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS.

 

Foto: Reprodução CNN Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias