Domingo, 01 de Agosto de 2021
62 41020134
Entretenimento INSCRIÇÕES ABERTAS

Grupo inicia hoje roda de discussão on-line sobre psicanálise e literatura

As inscrições são gratuitas. Obras de diferentes autores são discutidas sob a ótica da psicanálise

21/07/2021 16h23
Por: Rosângela Aguiar
Carolina Almeida (jornalista e psicanalista) e Thaís Alves (mestre em Literatura e professora).
Carolina Almeida (jornalista e psicanalista) e Thaís Alves (mestre em Literatura e professora).

 

Amor; estranhamento; feminilidade; representatividade, padrão de beleza; liberdade e morte são os temas dos oito encontros do grupo de estudo Psicanálise e Literatura. O primeiro começa hoje, quarta-feira, 21 de julho, com coordenação da  jornalista e psicanalista Carolina Almeida e da mestra e professora de Literatura, Thaís Alves. O tema de estreia é o Amor, que será trabalhado a partir do livro O Banquete, de Platão, e de um texto da escritora Martha Medeiros. O debate começa às 18h e será realizado pelo Google Meet.

 

Quem quiser participar pode se inscrever até às 17h30 pelo telefone ou Whatsapp da psicanalista Carolina Almeida (62-98146-3977).  A ideia inicial, segundo Carolina Almeida, era levar essa discussão da Psicanálise e Literatura para as pessoas que moram em São Luís de Montes Belos. “Eu e a Thaís damos aula na UniBrasília, que fica na cidade, e queríamos fazer os encontros pessoalmente. Mas, em virtude da pandemia, optamos pela plataforma Google Meet e, desta forma, abrimos para pessoas de outros municípios”, explica Carolina Almeida. 

 

Os encontros são fechados com a participação dos inscritos que vão receber o link da plataforma Google Meet para entrar no grupo de estudo. Além de textos de Platão e Martha Medeiros que abrem a discussão do conceito amor a partir do texto literário, serão utilizadas obras de Freud, Lacan, Contardo Calligaris, Murilo Rubião, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Aline Bei, Matilde Campalho, Rupi, Frida Kahlo, entre outros.

 

“Será um grande bate-papo a partir da leitura dos textos desses autores”, conta Carolina Almeida, que vai fazer a análise pela ótica da psicanálise trazendo o tema para o momento atual. Já a mestra e professora de Literatura, Thaís Alves, vai falar sobre o contexto literário e histórico. A partir dessas análises é que vão ser abertas as discussões para o grupo de inscritos a cada quarta-feira, sempre das 18h às 19h20.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias