As inscrições para o ENEM 2021 começam na quarta-feira, dia 30 de junho e encerram dia 14 de julho e devem ser feitas pelo site do INEP, onde o estudante irá escolher se quer fazer a prova digital ou impressa. Aqueles que vão apenas prestar como treinamento, só poderão se inscrever para a prova impressa. Aqueles inscritos no ENEM 2020 que não compareceram em função da pandemia e justificaram a ausência, estão isentos de pagar a taxa de inscrição. A regra vale apenas para os que entraram com processo administrativo.
O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 deve ser feito até o dia 19 de julho. As provas serão realizadas entre 21 e 28 de novembro deste ano. Sendo então, quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em língua portuguesa, que será impressa, seja para quem optar pelo modo digital ou pelo impresso.
No primeiro dia de exame serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A prova tem duração de cinco horas e meia. O segundo dia serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias com duração de cinco horas.