Domingo, 24 de Outubro de 2021
62 41020134
Saúde FERIADO

Governador Ronaldo Caiado sugere conduta consciente no feriado da Semana Santa

E orienta prefeitos a vacinar todos os idosos acima de 60 anos no mês de abril

31/03/2021 18h46
Por: Rosângela Aguiar
Governador Ronaldo Caiado sugere conduta consciente no feriado da Semana Santa

 

O apelo do governador Ronaldo Caiado foi feito na manhã de hoje (31 de março) durante videoconferência com prefeitos e comandantes das forças de segurança. E reforçou que a rede estadual de saúde está em colapso com mais de 94% dos leitos de UTI Covid ocupados e a mais de um mês acima de 90% de ocupação. E que a fila de espera por uma vaga em UTI hoje é de 280 pessoas. E orientou os prefeitos que todos os idosos acima de 60 anos recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

Durante videoconferência, Governador Ronaldo Caiado orientou os prefeitos a aumentarem a fiscalização da entrada de visitantes e turistas nos municípios durante o feriado da Semana Santa, como barreiras sanitárias, para evitar aglomerações e disseminação, em especial, das novas variantes do corona vírus. A maioria dos prefeitos pediu ajuda do comando da Polícia Militar para reforçar as barreiras sanitárias nas entradas das cidades.

Para a maioria dos prefeitos, fechar o comércio e demais estabelecimentos não tem sido fácil, mas que essas medidas são necessárias. Nesse momento, todos têm seguido o decreto estadual, os municípios entram na fase de 14 dias de abertura das atividades econômicas, opinião seguida pela maioria dos prefeitos. E todos alertaram o governador e a Secretaria Estadual de Segurança que sejam mais rigorosos nas barreiras impedindo o trânsito de turistas e em especial em direção ao Vale do Araguaia, onde muitos municípios estão recebendo turistas com barcos. O governador Ronaldo Caiado afirmou que a fiscalização será rigorosa nas barreiras e que a orientação é apreender as embarcações.

A Prefeitura de Pires do Rio, como a maioria dos municípios goianos, tem seguido os decretos estaduais e entra esta semana na fase de 14 dias de abertura das atividades comerciais, mas com restrições. O novo decreto municipal nº 7.731 publicado no dia 30 de abril dispõe sobre a reabertura das atividades econômicas, e reitera a situação de emergência em saúde pública, impondo novas medidas restritivas em caráter excepcional para o enfretamento da Pandemia da COVID-19 no município.

O município de Pires do Rio, segundo o último boletim epidemiológico, contabiliza 2.067 casos de covid confirmados e 73 vidas perdidas para a doença. E o estado hoje tem 105 mortes por Covid por dia, quase o dobro das últimas semanas. “Não sabemos ainda se esta é a pior semana da segunda onda e precisamos tomar medidas mais rígidas”, alertou o governador. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Secretaria Estadual de Saúde e as dos municípios é conseguir profissionais da área da saúde para atender os pacientes com Covid-19. 

“Os médicos e demais profissionais da saúde recém formados comparecem ao primeiro plantão e depois não retornam porque não aguentam ver pacientes morrendo e a superlotação. Eles não tem vivência suficiente e isto tem sido um grande problema para abrir novos leitos”, disse Ronaldo Caiado. 

Outra reclamação dos prefeitos é a dificuldade para conter as festas irregulares e clandestinas, bem como aglomerações. A maioria dos prefeitos pediu aumento do efetivo da Polícia Militar nos municípios para ajudar a fiscalização dos municípios.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias